INTRODUÇÃO

Nesta Unidade Introdutória, além de aprender alguns tópicos importantes sobre LIBRAS, como os parâmetros que compõem o sinal de cada palavra, você conhecerá algumas curiosidades que separamos para você.

Sinal Pessoal

Na cultura surda, todas as pessoas recebem um sinal que a representa. Geralmente, este sinal é formado por alguma das características marcantes da pessoa, como a cor ou a forma do cabelo, uma marca no rosto, ou até mesmo o uso frequente de algum objeto. Pode-se considerar como um “sinal de batismo”.

Dúvidas

Para expressar um questionamento ou dúvida em Libras, utilizamos principalmente a expressão facial para que o interlocutor entenda a frase como uma pergunta.

Formação de Frases

Em Libras, a formação das frases se dá de maneira diferente daquela que estamos acostumados em Língua Portuguesa.Veja abaixo a diferença em alguns exemplos:

Língua Portuguesa: Eu como maçã. (Sujeito – verbo – complemento) Libras: EU MAÇÃ COMER (Sujeito – complemento – verbo)

Língua Portuguesa: Amanhã eu vou para a escola. Libras: AMANHÃ EU ESCOLA IR

Perceba que uma convenção adotada para representar os sinais da Libras em português é escrevê-los em letras maiúsculas e sem conjugação verbal. Lembre-se sempre que Libras não é mímica. Há regras a serem seguidas para a formação das frases e para aprendê-la é necessário praticar muito, assim como em qualquer idioma.

Boa aula!